sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aprender coreano pela internet

Muitas pessoas entram nesse blog felizes por terem encontrado um meio de estudo da língua, em português. E, claro, fico muito feliz por ter esse reconhecimento pelas pessoas que aqui frequentam e me dão forças para continuar a postar sempre :)

Entretanto, se você procura por outros meios para conhecer mais a língua coreana e aumentar seu vocabulário, há DIVERSOS meios. Vou recomendar alguns, gratuitos. Basta clicar no logo para ser redirecionado ao site:


Site de estudo de línguas que contém diversos grupos que abordam diversos assuntos, dentro dos quais você pode conversar e trocar ideias com os usuários. Inclusive, o ponto forte é você postar textos produzidos por você, de preferência na língua que vc está estudando, e esperar por correções e comentários dos nativos nessa língua. Assim, você aprende com seus erros e ainda conhece pessoas interessantes! E, claro, você pode fazer o inverso também, corrigindo as lições de pessoas que estão aprendendo português. É a premissa do usuário-usuário, ao contrário do fornecedor-usuário.


Um dos mais famosos para aprender línguas. Neste site é disponibilizado conteúdo de estudo grátis de diversas línguas, no estilo e-learning (educação a distância), com leitura, áudio para ouvir e também para você gravar.
O legal é que tem uma diversidade grande de línguas para estudar e realmente dá pra conhecer muita gente. Fora que o esquema de corrigir lição dos outros também é bem feito. O único problema é que muitas vezes tem conteúdo errado lá... Além disso, o conteúdo em coreano é feito para os que já sabem ler o alfabeto e têm uma noção da gramática, porque eles já vão tacando frases com partículas, pronomes, aí pra quem não sabe acaba sendo desempolgante. Mas é um bom meio de se estudar outras línguas que são mais simples.



Conheci esse site hoje, indicado pelo luizrp, via Twitter. Obrigada! ;)
É realmente interessante! Ainda não consegui fuçar muito por lá, mas tem um esquema de aprender vocabulário bem interessante. Fora que o áudio você pode baixar e ouvir no seu ipod ou mp3, o que facilita bastante, caso queira fazer no estilo podcast.
Os que entrarem e gostarem, por favor, me deem um feedback. :)


Esse é realmente eficiente para aprender vocabulário!
A primeira vez que vi esse esquema de estudo foi por meio do site Aprendendo Japonês, do Jo. Lá ele apresentou esse material como forma de aprender/decorar kanji do japonês, o que realmente ajuda.
Trata-se de um esquema de flashcards que vão sendo apresentados a você, contendo palavras ou frases na língua escolhida. Conforme você for aprendendo, você escolhe se quer que o card seja apresentado novamente ou se num espaço de tempo mais longo. É um esquema totalmente autodidata e de autocontrole, pois é você quem controla o que foi aprendido e o que não foi. A única desvantagem é que o conteúdo de coreano está disponível somente em inglês. O nosso amigo Jo fez a versão em português da parte do Japonês. :)
Veja mais informações neste link.
Para o coreano também existe, e de vez em quando dou uma estudadinha por lá. Só que acabo não conseguindo me dedicar tanto... (péssimo exemplo). O mesmo para o japonês. Cof cof...
Mas então ^^' , você pode escolher o nível que quer estudar e mandar bala! Basta seguir as instruções.



E, por último, o melhor site que existe para aprender coreano, com coreanos! Esse Sun Hyunwoo é muito, mas muito bom e talentoso. Ele e toda a equipe do TTMIK.
Depois que vocês conhecerem esse site, vão abandonar o meu, hahaha! xD Claro, para os que entendem inglês.
Adoro os vídeos deles, pois são feitos exatamente para pessoas que querem aprender coreano fora da didática chata de livros didáticos. Usam situações diversas, que fazem parte do dia a dia, sempre de forma interessante e divertida!
Os vídeos deles estão me inspirando a fazer algo parecido em português. Aguardem, nas próximas semanas é capaz de aparecer um vídeo no estilo deles, ok? :) Claro, contando com a ajuda de alguns amiguinhos xD
Aliás, outro dia o Hyunwoo se inscreveu no meu canal do YouTube! *__* Quase caí pra trás!


Bom, essa foi minha dica para que expandam seus conhecimentos em coreano!
Espero que se divirtam e aprendam bastante! ^_^

안녕!

11 comentários:

Renato disse...

Gostei da dicas de sites, o que mais gostei foi o último que você indicou,esqueçi o nome.

O live mocha é muito esquisito,já tinha usado ele,ele coloca as palavras muito formal algo assim e ele repeti muita a mesma senteça.
*sentença = frase

o Anki eu uso ele,mas não deixo de mão o velho caderno,caso meu pc estraga e todas as informações estavam na anki,então não deixem tudo no pc,passe para um caderno,estou fazendo isso com as aulas de pronuncia.

*Ainda estou aprendendo a pronúncia,que vergonha.('-.-'),mas sempre dou umas fugidas em outras aulas.hehehhehe

Posso te pedi uma dica,como memorizar essas palavras que você usa ou da exemplo.

Depois da Mila quero ser seu MAIOR SEGUNDO blogeiro de mensagem e dúvidas.

Uma coisa que meu professor de português me disse ano passado e que é verdade é " Só tem dúvidas que estuda".

Desculpe pelo site.

Você não estaria afim de fazer um blog sobre japonês,você ensina MUITO BEM.

愛してる

LTerassi disse...

MEO DEOS! O Lang-8 é P-E-R-F-E-I-T-O! Só que eu ainda não comecei a escrever diários em coreano. Lembre-se: input precede output HEHE'

E o Anki, claro, assim como todo SRS. Eu o uso para toodos os 2054 kanjis que eu estudei e uso o SuRuSu do Khatzumoto para frases de japonês e coreano.

E tô fuçando nesse Talk to Me in Korean. Parece ser bem legal (e vai render muitas sentenças *--*')

Eu também conheci um site faz pouco tempo chamado Tatoeba (tatoeba.org). É bem legal, pois funciona com exchange de sentenças. Coreanos adicionam frases em coreano e você as estuda, e você pode adicionar frases na sua língua. O legal é que a maior parte dessas frases não são só conversação, mas sim frases com vocabulário extenso e vários pontos gramaticais. Pode parecer difícil, mas não é. Eu mesmo já aprendi muita coisa com o Tatoeba;

Shir disse...

Eu conheci o site talktomeinkorean através do seu blog e realmente é ótimo. Todo dia eu acesso para ver as novidades por lá. Também acho o Hyunwoo Sun muito talentoso. Aliás, toda equipe é muito boa. :)

Renato disse...

Queria indicar um site muito bom para aprender coreano
*http://www.korean-flashcards.com/
*Ele é todo em inglês.

Mila disse...

G-zuis, morri nesse "Talk to me in Korean"! *O*
Vou ver se estudo por ele agora tb! ^^
Mas Aileen, não se preocupe, pq eu não te abandonarei! huahua xD

NRM disse...

sabia que conhecia esse talk to me in korean... eu já tinha visitado antes... e minha amiga disse q conhece o dono do site, só não sei se é verdade... mas o site é realmente perfeito... não sei que q eu ainda fico fazendo olhando o seu site, Aileen... XD

Brincadeira, nunca vou abandonar você Aileen! \o/
Vamos ganhar do Sun Hyunwoo em qualidade! \o/

NRM disse...

바보,eu tava passeando pelo talk to me in korean e tava lá na lição de futuro e... por que diabos os coreanos usam 거예요? É mais polido que 거야?

거야 é tão mais bonito e fácil de falar... u.u

바보 disse...

Renato: é mto verdade o que seu professor falou! Só tem dúvida quem estuda! :D E pode continuar postando, quem sabe vc até consegue ultrapassar a Mila, hahhaa! Ela é recordista aqui do blog! Deu pra perceber, né? :P Adoro essa menina :P
E quanto à memorização, bom, eu acredito que um dos jeitos mais eficientes de se guardar vocabulário é fixando por meio de sentenças. Ou seja, vc não aprende uma palavra solta, mas dentro de um contexto, de uma sentença. Assim vc aprende o USO dela, e não somente o SIGNIFICADO, entende? Aí guarda mais rápido, pois acaba relacionando o significado com uma situação :) Aí fica mais difícil de esquecer, eu acho. Mas depende de cada um, claro. Essa é uma das técnicas... tem que ver em qual vc se encaixa melhor. :)
Blog sobre japones, já existem vários! E muito bons! Dois que eu indico são: http://nihongonarae.blogspot.com/
http://www.aprendendojapones.com/
São muito bons e eficientes para aprender! ^^ os dois blogueiros são meus amigos queridos, caras muito competentes! Tanto que o nome do meu blog foi seguindo a rabeira desse segundo ae, hehehehe.
E muito obrigada pela indicação do koreanflashcards! muto bom mesmo o site!!! :D Postarei sobre ele qquer hora!

LTerassi; Hmm que legal esse tatoeba.org! Nossa, tem tanto site legal de aprender linguas na internet... esses dias conheci outro, chamado www.korean-flashcards.com, muito bom! Indicado pelo Renato ali embaixo. Bom, depois vou fazer um post falando disso.
E que bom que gostou do Lang8! :D Eu tbm adorei!!
Aliás, "tatoeba" me lembra um cara que estudava comigo na facul que falava essa palavra com acento no "e", hahaha! Então ficava "tatoéba", "nakeréba", huahuhuaa... Fora que 連体形 ele lia como へんたい hahaha. xD nossa, eu quase chorava de rir...

Shir: né?! Muito bom esse site! :D Quando eu crescer quero ser igual ao Hyunwoo, hahuhua.

Mila: ohhhhh, obrigada por não me abandonarrrr! XD Precisarei sempre da sua ajuda auditorística! hahaha.

NRM: obaaa, outro que não me abandonará!! xD Então, esse 거야 eu tbm acho bem mais fácil e bonitinho, haha! Mas quanto mais comprida a terminação, mais polida/formal ela é... e tem que ter, né!

Tady disse...

o livemocha eu tenho uma conta (mas não acesso há séculos...) praticamente só se ensina frases simples e alguns casos como B+A=BA, pelo menos, foi isso o que eu já vi em chinês e japonês. É bom pra aprender vocabulário, gramática, de vez em quando (mais pra poucas vezes), aparecem notas de gramática do lado.

Thayse disse...

Vou tentar com o LingQ *--*

Seu blog e muito bom !

Anônimo disse...

sao gratuitos neh?