quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lojas virtuais no metrô sul-coreano

Considerando o fluxo de informações diária, esta notícia já não é tão recente (fim do mês passado). Entretanto, ainda está em tempo de anunciá-la, já que a ideia é bastante inovadora.

Todos sabemos que a Coreia do Sul é um país conhecido pelo seu importante papel mundial no que se refere a tecnologia. O que vemos atualmente é que esta forte característica tem sido cada vez mais empregada em diversos ramos comerciais do país, como podemos verificar no vídeo a seguir.



 
O povo sul-coreano, com sua forte tendência consumista (inclusive à frente dos EUA) aliada à fatalista falta de tempo decorrente da vida moderna, se vê impedido de sair às compras com a facilidade que gostariam de ter.

Diante desta situação, a HomePlus, filial sul-coreana da Tesco - uma gigante rede de hipermercados como Wal-Mart -, colocou como objetivo de crescimento tornar-se a número 1 do setor sem precisar, para isso, aumentar o número de lojas físicas. Foi aí que a fome deu as mãos à vontade de comer: para aumentar o número de vendas em um dos países mais consumistas do mundo, bastou incentivá-los às compras enquanto esperam o trem nas estações. Ou seja, se o cliente não pode ir à loja, traga a loja até o cliente. Assim, você torna o tempo de espera em tempo de compras.

Assim, enquanto aguardam na estação, os consumidores visualizam produtos distribuídos em painéis com fotos e seus respectivos códigos de barras, de modo que, ao escolher o produto desejado, basta posicionar seus smartphones e utilizá-los para realizar a leitura do código. Dessa maneira, após o cadastro feito na loja, automaticamente é feita a ordem de serviço para que o produto seja entregue na casa do cliente ainda no mesmo dia.

A ideia é muito atraente para solteiros que moram sozinhos e que têm preguiça de cozinhar, pois o produto é entregue em sua casa com eficiência e rapidez. Inclusive, o uso de smartphones na Coreia é algo bem comum, portanto utilizá-los para atividades simples do dia a dia como essa não é algo do outro mundo, ao contrário daqui (ainda).

Melhor nem entrarmos na discussão se isso funcionaria no Brasil.

Ah, e não precisa nem dizer que a HomePlus conseguiu passar do 2º para o 1º lugar em vendas online do país. :)

Um comentário:

Suna Miranda disse...

OMG!...Depois me dizem que smartphones são inuteis ¬¬
Eu sabia que os coreanos eram consumistas, mas a frente dos EUA *-*