sábado, 10 de setembro de 2011

[Expressões] - 잘 하다 (Bom trabalho!)

Esse post vai ser bem rapidinho. Vamos falar de uma expressão bem usual e incentivadora!

Quando alguém realiza um feito que alcança as expectativas e até as supera, o que é comum dizermos? Algo como "Bom trabalho!", "Muito bem!", "Parabéns!", "É isso aí!".

E como ficaria em coreano?

Pensemos: se traduzirmos "muito bem", ficaria algo como 너무 잘., ou então 좋은 일 para "bom trabalho". Aaafe! Hehe, bom, gramaticalmente essas frases estão corretas, mas elas não correspondem à expressão em questão em coreano. O certo seria utilizar o termo "fazer bem". Vejamos:

잘 하다

잘 - bem
하다 - fazer

Porém, como normalmente parabenizamos alguém por um feito que já ocorreu, o mais correto seria colocar essa expressão no passado. Simples, não? Fica então:

잘 했어

Utilizando uma forma mais polida e respeitosa, basta incluir o no fim:

잘 했어요!

Veja o uso nesse vídeo da novela Hong Gil-dong (ótima!), no minuto 2:42.




Hong Gil-dong elogia a tchonga da Yi-nok com um:

오늘, 잘 했어!

Ou seja, algo como

Se saiu bem hoje! / Fez um bom trabalho!


Dá também para colocar alguns advérbios na frente da expressão, para enfatizar:

너무/매우 잘 했어!
Se saiu muito bem!

진짜 잘 했어!
Se saiu realmente bem!

É isso por hoje! 다음 포스트에 만나요!

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de lhe fazer uma pergunta.
Como se escerve com letras em koreano no computador(eu uso notebook) e como escreve e como fala meu nome que é : Alexey (se fala alekisei). Obrigado,você ensina bem ^^

Suna Miranda disse...

Adorei esse Post!
>.< Obrigada!
*aprendeu bastante, se sentindo inteligente*

Anônimo disse...

Ola, eu quero mmmmmmmmt aprender coreano,mais estou realmente perdida! Não sei nem por onde começar, e estou cheeia de duvidas, você é a unica pessoa que eu conheço que sabe falar Coreano,será que vc poderia me ajudar? me adc no msn: julinhaliindona@hotmail.com , obrigada!

Bruna ~ 미사 disse...

Adoro seus posts, adoro seu blog, sei ler +\- em coreano graças a esse blog, já é alguma coisa e eu realmente agradeço ^^ e agora preciso de um favor enorme seu, por favor, por favor, por favor, me ajuda *-* enfim, finalmente consegui convencer minha mãe linda de que coreano não é tão inutil e que ela gostando ou nao eu quero fazer um curso *-* só que procurar um curso tem sido uma luta invencivel T.T então, como quando se trata de coreano minha referencia sempre é vc kk, eu queria saber se vc tem algum curso pra me indicar, pode ser lá no Bom Retiro mesmo, não é muito perto de casa, mas não me importo :3 por favor, qualquer curso de coreano que vc ache que vale a pena, vc pode me indicar? *-----------*

Anônimo disse...

Como é que se escreve a letra C no alfabeto Hangeul???

l disse...

Respondendo você, o "C" com som de /S/ vira S e com som de /K/ vira K.

Espero ter te ajudado.

Anônimo disse...

O meu é Scarlet, e não conseguir fazer, help me please?

kiritsu79 disse...

잘 했어요!

Noss mt parabéns pelo blog, eu acho que é um poco tarde, pra comentar, mas cara, mt parebens, me ajudou d+ em coreano, tudo k sei ate hj foi graças a vc, mai man, nossa mt bom o seu blog, e eu aprendi mt, escrevi ate em um caderno e tudo,tenho duas materias de caderno escritas, e eu comentei porque achei k vc ficaria feliz em saber k alguem ainda lê o seu blog em 2013, espero k poste mais, e se for possivel, Existe verbos em coreanos no futuro ou é so presente, e passado? ja agradeço desde ja mt obrigado mesm!!!

안녕히계세요!!!!!