sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Palavrões e não-palavrões

Engraçado vídeo que saiu no Boingboing semana passada.
Obrigada ao Nunks pelo vídeo. Aliás, só agora assisti a ele inteiro, porque no trampo não rola, né? xD



O aspecto "interessante" desse vídeo é que o tiozinho explica como um palavrão pode ter conotação tanto positiva quanto negativa, dependendo da forma como é empregado.

Lembro numa época em que eu jogava Pump it up, me falavam "sua stepper maldita!", mas não era num sentido de que eu era du mal negativamente. xD Só queriam dizer que eu jogava bem (o que hoje é uma mentira, pois me tornei uma sedentária cansada que tá de língua de fora já no fim da 1a música).

Bom, antes que me xinguem porque tô ensinando palavrões, digo que só reproduzirei o que o tiozinho coreano tá dizendo no vídeo... e para isso precisarei usar palavras de baixo calão em português para me expressar e explicar. Portanto, leia quem quiser aprender. Quem não quiser, não leia. Simples.

Os que sabem inglês praticamente não precisarão ler meu post, mas como acredito que nem todos saibam, é uma boa dar uma explicadinha aqui. Ah, e lembrando que, como se tratam de palavrões, a formalidade/polidez aqui é zero. Portanto, partículas são cortadas, não há 요 nem ㅂ니다 (a não ser no final, como uma ironia até...).

Vamulá. Vou pela ordem que ele começou mesmo.


sick (쩔어): um dos significados que sick tem é "doente" (아퍼), mas o sentido que ele quer explanar é o de "muito bom", "bom pra caramba" (pra usar palavras menos feias), gíria muito usada entre os jovens e adolescentes, coisa que véio num intendi.
O exemplo que ele dá é:  

Today the weather is sick 
Hoje o tempo tá muito bom (ou, num bom português, hoje o dia tá bom que só a porra).
오늘 날씨 쩔어.


asshole (똥구멍): asshole é "bundão", "estúpido", "imbecil". A palavra é dividida em: 똥 (cocô, merda) e 구멍 (buraco). Bom, façam vocês a associação semântica, hehe.
Bom, como asshole literalmente significa "buraco da bunda", a tradução coreana literal seria 엉덩이의 구멍 (엉덩이 = bunda, traseiro; 의 = de; 구멍 = buraco).

야이 똥구멍아!
Seu bestaaa~

Detalhes: 야이 ou 이 correspondem ao seu/sua em "seu bobo", "sua tonta". O 아 no final é como uma ênfase na expressão. Não sei explicar bem.


Son of a bitch (암캐아들/개자식): 암캐아들 é literalmente filho da p***. 개자식 ou então 개아들 é filho de uma cadela.
암캐 = puta; 아들 = filho; 개 = cachorro; 자식 = filho, filhote
Para xingar uma pessoa do sexo feminino, em vez de 아들, basta colocar 달 (filha).

(Um parênteses: sinceramente acho uma tremenda sacanagem usar cachorro como xingamento. Se alguém me chamar de cachorro/cadela, vou me sentir lisongeada... como havia lido num email uma vez, algo como "se te chamares de cachorro, diga 'não sou digno de ser taxado de tão fiel e tão leal como um cachorro'".)

야이 암캐아들!
Seu filho da p***!


fucking (졸라): muito, maldito. Não levem no sentido do verbo to fuck (foder, transar), por favor. Trata-se de uma expressão intensificadora.
Neste caso, "maldito" nem sempre tem uma conotação negativa. Pode ser somente uma ênfase na característica que o fucking está modificando. 

너 춤 졸라 쩔어!
Você dança bem pra caramba! 

너 졸라 _____
Você é muito ______


fucking (씨발): maldito
Neste caso, o "maldito" tem uma carga semântica mais negativa.

이런 씨발 개자식아~
Seu maldito filho da p***

뭐 씨발...
Mas que raios... / Que porra é essa...
뭐 ㅆ...
ㅆ... (só o shh) - aparece muito nas novelas


fucking (존나): isso aqui apareceu no post das gírias! É mais comum e mais "leve" que os outros.



Bom, agora que aprenderam essas palavras bonitas, sigam o que o professor aí falou:

절대 수지마세요.
Por favor, não usem de forma alguma (essas palavras).


Claro, claro, claro...
 

15 comentários:

Anônimo disse...

huahuahaa!! adoreo vídeo!! eu adoro coreano mas não entendendo a escrita então nem faço idéia do que significa as palavras em coreano falado!! adoro o blog!! vejo todos os dias!! abraços!! Ve.

Mattheus disse...

tem um 새끼 acho rs ja ouvi em filmes esse D: mas nao sei bem o que é

Carol disse...

Uau, que bom que existe um site assim na net! Eu resolvi aprender coreano por conta própria para ver até onde eu chego:O
Adorei o site, pois só tenho achado sites em inglês, não tinha visto ainda em português. Adorei o vídeo, como eu não achei tal coisa ante?kkkkkkk Bom, as dúvidas que eu tiver futuramente, posso tirar com vc? Já tó seguindo o blog. Simplesmente demais !!!

바보 disse...

Anonimo: obrigada pelo comentário!! Fico mto feliz que visite todos os dias! To devendo uns posts novos, né... :/ Mas o video é mto bom, ne? eu também adorei, e ainda bem que tem legenda, hehehe!

Mattheus: oieee! 새끼 é tipo "desgraçado" :P

Carol: Mto obrigada pelo comentário! E fico mto feliz que esteja gostando do blog! :D É, em português tem mto pouca coisa mesmo, mas por enquanto! Quem sabe mais pra frente começa a aparecer mais coisinhas, ne?
E claro, pode perguntar sim se tiver dúvidas durante seu estudo de coreano! As vezes demoro um pouco para responder, como esse comentario... mas eu respondo!! ^^'
Bons estudos!

A-Siam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A-Siam disse...

Ta errado!!! nao eh 앙캐 eh
암개 kkk "" eu sei, morei la por uns 4 meses e .... sou japones....

Camila Pedrosa disse...

não consigo ver o video..
Fala que foi removido pelo usuário
Bjoo site mt boom. eu estou estudando a 4.1 dos iniciantes tenho tudo anotano no caderno hehhee.

Camila Pedrosa disse...

Como que ée a escrita e a pronuncia de vai tomar no ...
as veses sou mt auterada acabo falando palavrão

Beeatriz disse...

Estou confusa,
esse tal de ''asshole'', oque é ? Eu digo a palavra em si, é a tradução da coreana em outra língua, sei que não é o modo de pronúncia

Unknown disse...

Bitch em inglês não significa somente "puta" e sim cadela, por isso o 암캐 ali eu acho,
Bjs acho muito bom o blog

Unknown disse...

Um coreano nós estavamos conversando ai eu disse uma coisa lá e ele disse sério? Eu disse ai ele disse Fuck n entendi o q ele quis dizer

Unknown disse...

Um coreano nós estavamos conversando ai eu disse uma coisa lá e ele disse sério? Eu disse ai ele disse Fuck n entendi o q ele quis dizer

Unknown disse...

Um coreano nós estavamos conversando ai eu disse uma coisa lá e ele disse sério? Eu disse ai ele disse Fuck n entendi o q ele quis dizer

Unknown disse...

Eu quero aprender a xinga mais aqui nn mostra a traduçao

Anônimo disse...

Japinha gostosa demais.