sexta-feira, 19 de março de 2010

Impressão - Evento sobre a Coreia na USP [18.03.2010]

Uma pena para os que não puderam estar presentes no Seminário Coreia do Sul, experiências brasileiras, pois foi extremamente informativo e proveitoso. :)

Chegando na FEA, quase que meto a roda do carro nuns buracos enormes no estacionamento, hahaha. E é incrível que sempre que chego na FEA acho aquele prédio lindo... Inveja de FFLCH :P

Ao adentrar a sala, já tinha uma galera lá e estava tocando músicas coreanas. O início do seminário atrasou, o que foi bom, já que cheguei em cima da hora.

Primeira mesa: Abertura
Iniciou-se com breves comentários gerais sobre a Coreia pelo Coordenador do Departamento de Administração da FEA, seguido do Diretor da FEA, da diretora da FFLCH e da diretora do Instituto de Relações Internacionais. 
Cada um representou seu departamento dando um grande enfoque ao apoio na iniciativa de dar continuidade aos estudos coreanos na USP e no Brasil.

Segunda mesa: Estudos coreanos no Brasil
Composta de Coordenadores de Estudos Asiáticos de três grandes instituições: UnB, PUCSP e USP. 
Cada um expôs as experiências e abordagens no que se refere aos estudos coreanos dentro de cada instituição. Uma visão mais burocrática a respeito do enfoque coreano dentro dos departamentos.

Terceira mesa: A Coreia hoje
Composta da Coordenadora do Grupo de Estudos Coreanos da FFLCH (minha profa.!), Coordenador do curso de pós-graduação da Faculdade de Economia/FEA e da Chefe da Divisão do Japão e da Península Coreana.
Explanação sobre a atual Coreia no âmbito popular, econômico e político. Falou-se do fenômeno "onda coreana" chamado Hallyu (한류), abrangendo desde dramas - como o famosíssimo Sonata de Inverno (겨울연가) - e sua repercussão no mundo, até os concursos de dança de b-bops coreanos, famosos por suas repetidas vitórias em tais concursos. Todos esses "produtos" coreanos fazem parte da Hallyu, por serem produtos de exportação que não necessitam de importação. Essa onda impulsionou a economia coreana na década de 90 por meio do crescimento de exportações para a China.
Em seguida houve a abordagem econômica sobre a República da Coreia. Falou-se sobre o crescimento econômico na década de 80, as raízes e as políticas macroeconômicas necessárias para tal crescimento, os Chaebeol (que o professor chamou de "djéból"), assim como os problemas econômicos no século XXI.
Por último, deu-se um enfoque político para o país. Muito se falou do eterno presidente da Coreia do Norte, Kim Il-sung (김일성) - e da sua extrema importância principalmente na capital Pyongyang -, seu filho e atual líder Kim Jong-il (김정일) e do atual presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak (이명박). Discutiu-se rapidamente a divisão e tentativa de unificação das Coreias, assunto esse bastante controverso.
Em virtude do enfoque mais abrangente - se comparado ao das mesas anteriores -, um grande número de perguntas foram feitas pelo público, às quais não foram respondidas por completo por falta de tempo disponível.

Quarta mesa: Experiências brasileiras
Composta pelo ex-reitor da USP, um professor da FEA, o ex-embaixador do Brasil na Coreia e o Cônsul Geral da Coreia em São Paulo.
Logicamente, o enfoque foi muito mais político do que emocional (como era o esperado). Falou-se sobre a autosustentabilidade nas grandes empresas coreanas, a situação política-econômica da península e a visão diplomática do Brasil-Coreia pelo cônsul, que, destacadamente, fez sua palestra com muita competência na pronúncia do português. Ignorando algumas dificuldades fonéticas esperadas, sua entonação e fluência me surpreenderam, assim como sua diplomacia e coerência. Ah, sim, o cônsul é coreano.

Encerrando, tivemos um coquetel, contando com alguns pratos típicos coreanos, que estavam realmente uma delícia. Concomitantemente, estava sendo exibido o documentário "Korean Cinema Unleashed", sobre o cinema coreano. Uma pena que tive que ir embora rapidamente.

De forma bem resumida, foi um seminário competente e informativo, apesar de aparentemente feito às pressas. Contou com presenças ilustres e de grande peso, que trouxeram brilho e poliram com grandeza o evento. Apesar do caráter acadêmico, foi leve e popularmente abrangente. Valeu a pena!

Ah é, e ainda ganhamos um guia de viagens sobre a Coreia. :D
Aliás... alguém daqui foi?

7 comentários:

PL disse...

Muito bacana!
É algo que eu sinto falta na minha universidade, a parte sobre os estudos asiáticos no geral é muito fraca, fazer um seminário sobre um tema tão específico assim então, pff...
Mas, como todo seminário com essas "presenças políticas de peso", o enfoque acaba ficando político (aka pisando em ovos) demais, e a discussão acaba não entrando nos pontos controversos, né!?
Ah! Sobre guia de viagem, o site http://www.visitkorea.or.kr/ é muito bom! Me ajudou bastante a planejar a minha viagem. Acho que eles fizeram um investimento muito mais direcionado, efetivo, que o Yokoso! Japan... pelo ao menos dá pra pedir um travel guide e eles enviam de graça um brochure muito bonitinho, que tem disponível para visualização digital no site também =) (depois desse comentário já vi que o número de correspondências pro Brasil vai aumentar 'do nada' xD)

Nunks disse...

Inveeeeja do seu tempo livre, hahaha ^.^
Mas o que falaram sobre tentativas de união norte/sul? O cônsul (prosdócimo) acha factível/viável/necessário?

바보 disse...

Olá, PL!

Obrigada pelo comentário!

Hmmm bem legal esse site que você indicou, bastante informações variadas. Vou olhar com mais calma e ver esse guia de viagens, hehe!

Você estuda em qual universidade?

Até mais! :D

바보 disse...

Não tenha inveja, Nunks! Ela mata a alma e a envenena! XD

O prosdócimo não falou sobre a unificação, falou mais da relação Brasil-Coreia mesmo.
Quem falou mais sobre unificação foi a Chefe da divisão da península-Japão. Bem legal ela! Eles tentaram não mostrar tanto a visão particular, mas mais geral sobre o assunto. Ate fizeram umas perguntas do tipo "Por que a Coreia do Norte não entrega os pontos e tal?", ao que ela respondeu "Para nós até pode ser o ideal que isso aconteça, mas não sabemos o que se passa na cabeça dos coreanos."
Hahaha, basicamente, não conseguiu responder em 1 min, que era o tempo disponível. Perguntas boas para tempo ridículo de resposta.
Assim como o professor respondendo sobre a evolução econômica repentina da Coreia do Sul após a separação, em 1 min, hehehe. Basicamente ele respondeu "É por causa da educação!" xD

Até parece aquelas encenações de coelhos de alguns filmes que vc ficava mandando... :P

PL disse...

바보,

O visitkorea é cheio de informações mesmo! E em várias línguas também =]

É uma pena que os palestrantes não tiveram tempo de expor bem todas suas opiniões =/ Particularmente, essa divisão entre as Coréias está cada vez mais arraigada... creio que aquele sentimento de uma Coréia só vai se tornar uma minoria, se já não é. O que eu acho uma pena, mas é político-estratégico e econômico também né. O processo de reunificação seria um custo muito grande para o Sul, não acho que seria tão simples como o Norte "entregar os pontos"...

Mas bem, são opiniões e opiniões =]

Ah sim, estudo na PUC-MG :D

Cristiane disse...

Queria muito ter ido a esse evento! Deve ter sido muito legal!!

E ainda teve pratos típicos coreanos...nham! :P

Ontem mesmo eu tava lendo uma notinha sobre o 'Hallyu' no phrasebook da Lonely Planet. Mas dos concursos de dança de b-bops eu não sabia.

Humm..unificação das duas Coreias?? Acho que é algo bem difícil de acontecer, não?

Bruna disse...

Nossa, que legal! Não sabia que você era da FFLCH! Eu tmb sou! hahahah e vivo aqui no seu blog,lendo várias coisas e aproveitando muito tmb, mal sei que vc tá aqui do meu lado! hahahah Faz letras?

Adoro seu blog =3